Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
"A rua sempre foi de pedra, mas tem remendo de asfalto e de outros materiais por todo lado". Ao desabafo do aposentado Vitório da Costa, 83 anos, morador da Rua Jorge Pedro Abelin, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, poderia ser acrescentado algumas percepções: ondulações que provocam solavancos bruscos aos veículos que transitam pelo local, buracos, desníveis e pedras soltas.
O trecho de cerca de 500 metros está na promessa de ser recuperado há bastante tempo, conforme o aposentado, mas até agora, nada foi feito. Apesar de ser um trajeto curto, a rua fica em uma área central e concentra um fluxo grande de veículos que a utilizam como via de ligação de duas avenidas, a Fernando Ferrari e a Dores.
Com todos esses problemas, a Jorge Pedro Abelin é a segunda da série Ruas Intransitáveis, que o Diário vem mostrando. A primeira reportagem trouxe a realidade da Rua Rodrigues Alves, no Bairro Chácara das Flores.
O publicitário Sérgio Garcia, 58 anos, convive com a Jorge Abelin há bastante tempo. Ele precisa passar todos os dias pelo mesmo caminho para chegar na empresa, que na via.
Assim como outros motoristas, Sérgio não pode andar a mais de 20km/h, velocidade em que é possível andar pelos 500 metros sem causar acidentes ou sofrer danos no veículo. Se para os motoristas é difícil transitar, para o pedestre é perigoso. A rua está em total desnível e com ondulações. Conform relatos de vizinhos, o caminhão da coleta de lixo também tem dificuldades de trafegar pelo local.
O QUE DIZ A PREFEITURA
"A Prefeitura de Santa Maria informa, por meio da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, que já foi feita a elaboração de um projeto para a pavimentação da Rua Jorge Pedro Abelin, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. O trabalho ainda não foi feito, pois depende de uma validação de contrato e autorização de recursos, que já foi solicitada."